Seu Navegador não suporta HTML5. É recomendado atualizar.
  • Login
    • Já é cadastrado? Cadastre-se aqui..
    • Formato Inválido.Favor informar seu Email.
      Favor inserir a sua senha.

 Projeto Corrente do Bem & Contemplação da Fundação Itaú Social
 Resumo: Baseado em um filme inglês, a Professora Mariana e a Monitora Eliana resolveram criar a Corrente do Bem de Ubatuba, com ações sociais para o bem da população ubatubense, envolveu cerca de 110 alunos da EM Tancredo, sendo vencedor de vários concursos como o da Premiação Ciccillo Matarazzo e do Comitê de Programas e Patrocínio da Fundação Itaú Social.

Ampliar Imagem Ampliar Imagem Ampliar Imagem Ampliar Imagem Ampliar Imagem  


 Matéria:"A CORRENTE DO BEM" foi um projeto que envolveu no ano de 2010, cerca 110 alunos da Escola Tancredo. Este projeto idealizado pela Professora Mariana César e com a Monitora de Informática Eliana Araújo, fez com que os envolvidos participassem de atividades educativas e de sensibilização para ações em prol dos valores humanos. "O projeto foi inspirado no filme "Pay It Forward", que em Português se traduz para "A Corrente do Bem", que conta a história de Trevor, um garoto que está na 7ª série. Seu professor de Estudos Sociais passa um trabalho para eles desenvolverem no decorrer do ano, com o tema "criar e por em prática uma idéia para mudar o mundo". A ideia de Trevor é, sem dúvida, a melhor: a atitude de ajudar três pessoas e mandá-las passar o favor para mais três. Assim, vai fazendo com que todos se ajudem, a fim de criarem um mundo melhor. Todos ajudam e seguem a ideia do menino, que foi tão longe, que ele chegou a ser entrevistado pela TV, pela sua criatividade em desenvolver algo assim. Meio envergonhado inicialmente, conseguiu falar o que ele queria que realmente acontecesse. Ao sair da escola naquele dia, Trevor vê um colega sendo espancado por outros três, e não hesita, logo vai ajudar a vítima, mas um dos garotos tira uma faca e, golpeia em Trevor. Ele é levado para o hospital, mas acaba morrendo. Sua mãe lamenta muito junto com o professor de Estudos Sociais de Trevor, que se torna seu namorado durante o filme. Ela e o namorado, já em casa no meio da noite percebem luzes vindo do jardim. Eles se deparam com várias pessoas vindo de todo o país para prestar uma última homenagem ao menino que conseguiu mudar o mundo". O Projeto "A Corrente do Bem" parte desta primícia, de construir um mundo melhor, com a simples ação de você ajudar três pessoas e cada uma das pessoas ajudadas devem ajudar outras três e assim sucessivamente.

 Todo este projeto teve início com a participação da escola na Gincana da Solidariedade/2010 promovida pela TV Vanguarda onde a Escola representou Ubatuba, sendo Vice-Campeã. Mais detalhes na Retrospectiva Gincana da Solidariedade.
 O Projeto teve em média duração de três meses, sendo também vencedor do Concurso Ciccillo Matarazzo/2010.
O Projeto no decorrer dos seus três meses fez apresentações em vários lugares como, no asilo, Lar Vicentino de Ubatuba, na Secretária Municipal de Educação e na Premiação Ciccilo Matarazzo de 2010.
Para surpresa de todos os alunos e professores da escola, no mês de março, o Projeto foi selecionado pelo Comitê de Programas e Patrocínio da Fundação Itaú Social, tendo sido aprovada a doação de 10 computadores para a Escola Tancredo ,junto à Itautec.

 No dia 30 de março de 2011 o Sr. Secretário Arnaldo da Silva Alves, a Superintendente de Ensino Rozemara Cabral Mendes de Carvalho, Supervisora de Ensino Flávia Comitte e a Diretora da Escola Tancredo Mª de Fátima Souza Barros foram à Agência receber do Gerente, Sr. Rodrigo C. Hernandes Dias, o Termo de Doação que foi entregue à Monitora de Informática Eliana Araújo.
 Dias posteriores à entrega do certificado de doação, pelo gerente Rodrigo Dias, a equipe de Jornalismo da EM Tancredo, foi até a Agência do Banco Itaú de Ubatuba, realizar uma entrevista, onde foram bem recebidos pelo Sr. Rodrigo e o mesmo comentou sobre a escola Tancredo. "Eu acho que o colégio tem uma grande importância para o Município de Ubatuba, devido ao desenvolvimento técnico e cultural oferecido aos seus alunos. Uma Escola Municipal desse porte na cidade é muito bom para os jovens de hoje".
 Ao perguntar ao Sr. Rodrigo sobre a doação dos computadores realizada pela Fundação Itaú Social, ele diz que não foi difícil. "Para conseguir a doação não foi complicado, mas sim competitivo. Após a análise do projeto, na sua área pedagógica, tive que ir até a E.M Tancredo Neves a pedido do Comitê da Fundação Itaú Social, para tomar conhecimento sobre o projeto "A corrente do bem" e analisar a necessidade da escola em receber os computadores, onde defendi o direito do Projeto ser contemplado". Concluiu o Gerente que se tornou um "Advogado da Escola" de acordo com o mesmo.

 A Fundação Itaú Social surgiu junto com o banco Itaú há 85 anos. Ao longo desse período, várias escolas já foram beneficiadas, mesmo aqui em Ubatuba. O Banco Itaú também tem outro grupo de ação social chamado Fundação Itaú Crianças que beneficia crianças, assim promovendo os direitos e aprendizado para as mesmas.
 A Escola Tancredo e a Secretaria Municipal de Educação parabenizam a professora Mariana e a Monitora Eliana, bem como os alunos participantes do Projeto e outros professores que apoiaram o mesmo, pelo brilhante trabalho realizado na escola e agradecem a Fundação Itaú Social pelo reconhecimento destas ações em prol dos valores humanos.

Fonte: Equipe de Jornalismo - ETEC